SEJA BEM-VINDO (A) AO NOSSO BLOG!! QUE VOCÊ DESCUBRA O LEITOR E O ESCRITOR QUE EXISTEM EM VOCÊ


"A FÁBULA TEM DUPLA FINALIDADE, ENTRETER E ACONSELHAR." FEDRO

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FÁBULAS DE LA FONTAINE

O LOBO E O CORDEIRO



Um cordeiro a sede matava

nas águas limpas de um regato.

Eis que se avista um lobo que por lá passava

em forçado jejum, aventureiro inato,

e lhe diz irritado: - "Que ousadia

a tua, de turvar, em pleno dia,

a água que bebo! Hei de castigar-te!"

- "Majestade, permiti-me um aparte" -

diz o cordeiro. - "Vede

que estou matando a sede

água a jusante,

bem uns vinte passos adiante

de onde vos encontrais. Assim, por conseguinte,

para mim seria impossível

cometer tão grosseiro acinte."

- "Mas turvas, e ainda mais horrível

foi que falaste mal de mim no ano passado.

- "Mas como poderia" - pergunta assustado

o cordeiro -, "se eu não era nascido?"

- "Ah, não? Então deve ter sido

teu irmão." - "Peço-vos perdão

mais uma vez, mas deve ser engano,

pois eu não tenho mano."

- "Então, algum parente: teus tios, teus pais. . .

Cordeiros, cães, pastores, vós não me poupais;

por isso, hei de vingar-me" - e o leva até o recesso

da mata, onde o esquarteja e come sem processo.

A razão do mais forte é a que vence no final

(nem sempre o Bem derrota o Mal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário